Dicas para escrever, Listas e indicações

5 dicas para você criar hábitos de leitura e melhorar sua redação

Quem está estudando para o ENEM e os vestibulares de fim de ano sabe: ler é fundamental. E não só a leitura de livros recomendados ou exigidos pelas provas, mas também as atualidades, notícias que são colocadas como textos motivadores nas questões de diversas disciplinas e, principalmente, na redação.

Ler é um hábito, e você que está se preparando para as provas precisa incorporá-lo o mais rápido possível. Dá para fazer? Claro que sim!

Você vai precisar ter um pouco de disciplina e empenho para transformar o que muitos falam ser algo chato em uma atividade prazerosa. Vai tirar inúmeros proveitos: conhecimento, aumento de vocabulário, diversão, capacidade de interpretação, entre outros. Nós fizemos um post sobre isso. Vale ler também!

Tem que ser só livro? Não, mas o foco deve ser o livro. Vale o livro da lista do vestibular, aquele que é recomendado para o ENEM, um livro que você queira ler por diversão. Mas amplie o cardápio. Leia jornais, sites, revistas. É importante para o estudo e para transformar o hábito.

Para ajudá-lo nessa tarefa, nós preparamos uma lista com cinco dicas para que você transforme a leitura em um hábito do seu dia a dia. Vamos lá conhecer?

1. Use o celular como plataforma de leitura

O celular é um recurso que você deve aproveitar ao máximo. Muito além das redes sociais, o aparelho permite que você crie um hábito de leitura. Afinal, ele está colado em você 24 horas por dia.

Há inúmeras formas de usar o smartphone como sua plataforma de leitura. Você pode ler livros digitais, por exemplo. Ou ler sites de jornais e revistas, para se inteirar das atualidades.

E você sabe, as atualidades são importantíssimas para o estudo da redação. É por meio delas que você tem contato com opiniões diferentes, aprofunda-se em determinado assunto e fica bem informado.

O aluno da 1000 ainda pode usar o celular para ler a newsletter que enviamos todas as semanas, com a seleção das notícias mais importantes e que devem ser lidas. Sem contar com os editoriais, que ajudam na concepção dos textos.

Quer uma ajuda extra? Neste texto, a gente dá dicas para voccê se concentrar e ler as atualidades. E neste outro, nós damos orientações para estudar as atualidades, sem cair no link de notícias falsas.

2. Aproveite o tempo livre para ler

Muita gente dá desculpa de que não tem tempo para ler. Ao mesmo tempo, passa horas e horas nas redes sociais. Esse é um tempo precioso demais, que você deve aproveitar de uma forma melhor.

Reserve um período para você navegar nas suas redes sociais e deixe um tempo para ler. É possível conciliar estudo e lazer, sem prejudicar um ou outro.

Crie um tempo livre. Aproveite para ler sempre à noite, antes de dormir. Isso ajuda a relaxar o cérebro — usar o celular momentos antes do sono prejudica sua noite. Mais um motivo para pegar um livro e relaxar na cama!

E tempo livre pode ser aqueles minutos que você está na lanchonete, esperando uma aula. Ou então aquele tempo em que você passa no ônibus. Quer mais sugestão? Leia enquanto espera o jantar. Não importa que seja uma página, o importante é ler!

3. Estabeleça uma meta de leitura por dia

Essa é uma dica para quem precisa ter disciplina e não consegue criar hábitos de primeira. Estabeleça uma quantidade de horas que você acha possível de cumprir. Por exemplo: uma hora diária. Assim, você pode dividir esse tempo em dois períodos de 30 minutos, uma parte fica logo depois do almoço e a outra, anter de dormir.

Há também outra forma de criar meta, que é estabelecer uma quantidade de páginas por dia. Nesse caso, só vale para livros. Defina seu objetivo: 20 páginas diárias à noite. E reserve o período da manhã para ler jornais e revistas.

Com as metas, você incorpora a leitura na sua rotina e facilita a criação do hábito. Vai ser muito importante não só neste momento de estudo para o ENEM, mas também para sua vida na universidade.

4. Compartilhe suas experiências de leitura

Esta é a dica mais fácil de cumprir, certo? Está lendo um livro e gostando muito? Fale para seus amigos, escreve trechos nas suas redes sociais, compartilhe sua opinião. Além de incentivar outras pessoas, você pode acabar entrando numa conversa que vai ajudar a entender mais ainda o livro que está lendo.

Vale compartilhar também as notícias que você lê e que são importantes. Indique para seus amigos, pergunte o que eles acham do assunto. Essa é uma troca de informações muito rica e que pode ajudar no estudo.

5. Frequente livrarias e bibliotecas

A melhor forma de gostar de livros é ter contato com eles. Está no shopping? Dê uma passada na livraria, olhes os livros, veja o que mais lhe interessa.

Aproveite ao máximo a biblioteca da sua escola, também.

Lembre-se: esse hábito vai ser extremamente útil para o seu estudo. Você vai escrever com mais facilidade, sua interpretação de texto vai melhorar e as chances de tirar nota alta no ENEM crescem. Você só tem a ganhar, certo?

E aí, curtiu nossas dicas para criar hábitos de leitura? Então compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude seus amigos a estudar melhor também!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s