Dicas para escrever

Saiba qual é a importância de estudar atualidades

As atualidades são um conteúdo que o Enem e os vestibulares cobram muito em suas questões e nos temas de redação. Para tirar uma boa nota, não basta, então, se debruçar em cadernos e apostilas. É preciso saber o que acontece no Brasil e no mundo. E só há um caminho para alcançar esse objetivo: ler e se informar.

Esse tipo de conteúdo é abordado nas provas com o objetivo de avaliar a capacidade do aluno em relacionar um fato com as matérias estudadas em sala. É uma forma de levar para a prática a teoria dos livros.

No caso das redações, as atualidades são utilizadas para confirmar a argumentação trazida. Na correção, serão analisados o espírito crítico e a capacidade argumentativa do aluno. Por isso, é necessário trazer fatos relevantes, que enriqueçam o texto e tragam interdisciplinaridades.

Por que as atualidades são cobradas?

Para saber se o aluno está inserido na sociedade, se ele sabe contextualizar fatos com o conteúdo das disciplinas e se sabe interpretar textos. Afinal, Enem e vestibulares são a porta de entrada para a universidade, etapa em que a exigência intelectual será maior.

Estar por dentro de atualidades ajuda na capacidade argumentativa e dá condições ao aluno de compreender fatos e saber como ele se relaciona com o mundo em que está inserido, aplicando seu conhecimento na vida em sociedade.

  • Lembre-se: as atualidades não são cobradas apenas nos temas da redação. Elas podem surgir em questões de matemática, química, história, física, em qualquer uma das disciplinas do programa de estudos.

Veja alguns assuntos de atualidades recentes que podem fazer parte das provas e serem cobrados nos temas de redação em 2017

A redação faz a diferença na sua nota

Numa prova em que a redação vale 1.000, escrever um bom texto faz a diferença entre conseguir uma vaga na faculdade dos sonhos ou ter que passar mais um ano estudando. E as atualidades são um conteúdo fundamental para tirar essa nota máxima.

Conhecer o que acontece no Brasil e no mundo permite ao aluno construir argumentos e elaborar o texto com base em fatos e análise bem estruturados. Saber defender seu ponto de vista com consistência só é possível se você tiver conhecimento.

No caso específico do Enem, a redação deve apresentar uma solução para o tema proposto, respeitando os direitos humanos. E como conseguir isso? Com leitura constante. Apresentar uma solução exige raciocínio e conhecimento. Não basta apenas saber o que aconteceu. É preciso ampliar, ler editoriais e análises, procurar diversas fontes, para que você tenha condição de formar sua própria opinião.

Com essa somatória, você mostra ao avaliador que domina o assunto. As chances de ter uma boa nota crescem.

Por isso, esqueça os textões do Facebook. Ler e se informar passam longe desse tipo de conteúdo. Argumentar não é simplesmente emitir sua opinião, lembre-se.

Fique atento ao blog da 1000 na Redação. Nos próximos posts, vamos dar dicas de como estudar atualidades, como escolher as fontes e como a tecnologia pode ajudar no aprendizado. E você que é aluno 1000 pode levar suas dúvidas para as aulas.

Além disso, o aluno 1000 recebe semanalmente uma newsletter, diretamente no e-mail, com uma seleção de textos sobre atualidades. Tudo feito para ajudar você a se preparar bem para as provas.

Gostou do texto? Está pronto para se informar e arrasar na redação? Compartilhe com seus amigos e mostre que você está no caminho certo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s