
Oi, pessoal! No fim da tarde de ontem, a Diretoria de Processos Seletivos (DIRPS), da Universidade Federal de Uberlândia, divulgou uma nota de esclarecimentos sobre a redação do vestibular.
Como sabemos, o vestibular passou por muitas mudanças, e essas novas orientações merecem atenção redobrada:
- A paráfrase deixou de ser obrigatória
- O título permanece obrigatório para dissertação, texto de opinião e relato
- A máscara deixou de ser obrigatória e passa a ser optativa (a não ser quando expressamente cobrada)
Fiz um vídeo para comentar, está lá na nossa página do Facebook. Assista aqui.
Abaixo, segue a nota oficial:
ESCLARECIMENTOS SOBRE A REDAÇÃO VESTIBULAR UFU 2017/2
Com o intuito de estabelecermos máxima transparência e objetividade de propósito em nosso processo seletivo, esclarecemos o que segue:
1. A exigência de paráfrase, cobrada em anos anteriores, será mantida no texto de opinião, na carta argumentativa, no relato e no texto dissertativo-argumentativo?
Em anos anteriores, dentre os critérios de redação da Universidade Federal de Uberlândia, o candidato deveria, obrigatoriamente, fazer uma paráfrase de um trecho do texto motivador. A paráfrase não será mais exigida, embora possa ser um recurso utilizado pelo candidato na produção textual do candidato. Vale lembrar que o candidato não pode copiar trechos do(s) texto(s) motivador(es).
2. Haverá obrigatoriedade do título para o texto dissertativo-argumentativo, ou ele será facultativo, como no ENEM?
Apesar de importante, o título não é solicitado em algumas provas de redação – caso do Enem, em que ele é opcional. Na UFU, o título será exigido no texto dissertativo-argumentativo, no texto de opinião e no relato.
3. A máscara é obrigatória?
A máscara (lugar social que o sujeito ocupa) não será exigida nos critérios de correção. No entanto, ela pode ser anunciada pelo elaborador da proposta de redação, como no exemplo a seguir:
“Suponha q você seja um aluno da rede municipal de ensino e tem sofrido bullying de alguns colegas. Escreva uma carta argumentativa para a direção da escola informando sobre os acontecimentos e solicitando a intervenção da direção para solução do problema”.
Nesse caso, a máscara está dada: espera-se que o autor do texto seja um aluno da rede municipal, ou seja, o candidato deve-se colocar no lugar desse sujeito para cumprir o que se pede.
Se o candidato não se colocar como aluno da rede municipal, haverá a penalização cabível, de não atendimento à proposta.
Importante destacar que a máscara é um recurso de credibilidade, quem escreve é um sujeito inserido no contexto, sendo, portanto, um reforço argumentativo importante. Mesmo que não seja cobrado, o candidato poderá fazer uso desse recurso no texto de opinião, na carta argumentativa e no relato.
4. Por que a redação vale 20 pontos? É o valor de uma questão?
O valor da redação leva em conta score padronizado. Isto quer dizer que o fato de ela valer 20 pontos não significa a diminuição do seu peso na classificação final. Em termos matemáticos, a redação continua a ter mesmo peso/importância dos processos anteriores.
*****
Então, aluno 1000, ficou alguma dúvida? Se tiver, converse comigo nas aulas ou por mensagens. E compartilhe o post para avisar seus amigos da mudança na redação da UFU!