Notícias

Saiba tudo sobre a redação do vestibular da UFU 2017

Acompanhando as transformações do vestibular, a Universidade Federal de Uberlândia promoveu uma mudança considerável na prova de redação em 2017. Dos sete gêneros cobrados até 2016, restaram três: texto de opinião, carta argumentativa e relato.

A maior novidade, porém, é que a UFU também irá cobrar redação do gênero dissertivo-argumentativo, nos moldes do ENEM. O aluno, então, deverá estudar quatro tipos diferentes de texto para o vestibular de junho.

O blog da 1000 na Redação já falou sobre a primeira mudança do vestibular, que definiu as datas das provas e a exigência da redação para todos os candidatos.

A Diretoria de Processos Seletivos da UFU informou que a prova irá propor um tema, com seus textos motivadores, e dois gêneros para a escolha do candidato. A redação deverá ter entre 25 e 34 linhas, obrigatoriamente.

Como será o critério de avaliação?

A UFU divide a correção em dois módulos.

No primeiro, são avaliadas questões referentes à formatação do textos. São estes os critérios

  1. Apresentação do texto. O aluno deve prestar atenção às margens, caligrafia, paragrafação e rasuras. O recomendável é não errar, mas, caso você precise corrigir, a UFU recomenta que o aluno risque a palavra ou o trecho e reescreva. Lembre-se: você não pode usar corretivo.
  2. Adequação ao gênero escolhido. Não fuja das características do tipo de texto que você preferiu, ou perderá pontos. Dessa forma, carta argumentativa e opinião devem ser redigidas na primeira pessoa do singular e finalizadas com uma assinatura fictícia. Já o relato deve conter elementos obrigatórios, como personagens, local, tempo e enredo. A dissertação deve ser escrita na terceira pessoa do singular, sem assinatura.
  3. Atendimento ao tema proposto. Neste critério, a banca irá analisar se você conseguiu escrever sobre a proposta de redação. Serão analisadas a abordagem, progressão do texto e capacidade de compreender, resolver e argumentar.
  4. Coesão. Resumidamente, seu texto deverá ter lógica e estar bem encadeado. Preste atenção aos conectivos, fundamentais para ter um texto coeso

O segundo critério foca questões relacionadas à língua. Serão avaliados:

  1. Grafia e acentuação
  2. Pontuação
  3. Uso dos pronomes
  4. Concordância verbal-nominal
  5. Regência verbal-nominal
  6. Vocabulário

Neste último item, valem algumas recomendações. Não é necessário escrever um texto como se tivesse um dicionário de sinônimos na mão, buscando palavras difíceis e pouco conhecidas. Escreve de maneira simples e compreensiva, use as palavras corretamente. Evite gírias, estrangeirismos, neologismos e regionalismos.

vestibular-ufu
Foto: Milton Santos/Comunica UFU

E agora?

Agora, é hora de estudar e se preparar para o vestibular da UFU. As mudanças da prova de redação reforçam a importância que a universidade dá a essa avaliação.

A 1000 na Redação está pronta para ajudar você neste desafio. Temos módulos preparados para os gêneros cobrados na UFU, além da dissertação, já incorporada nas aulas para o ENEM.

Portanto, não perca tempo! Venha fazer sua matrícula e se preparar bem para a redação do vestibular da UFU! Entre em contato conosco!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s