Dicas para escrever

Saiba onde procurar informações para estudar atualidades

Escolher as fontes de informação é um passo fundamental para você saber o que acontece no Brasil e no mundo com qualidade. Neste terceiro post da série que trata da importância de estudar atualidades, a 1000 na Redação indica canais noticiosos com legitimidade.

Você já deve ter ouvido falado sobre o que aconteceu nas eleições dos Estados Unidos de 2016, com a avalanche de notícias falsas que teria ajudado Donald Trump a ser eleito. Essa questão está dominando os debates sobre as fontes de informação e muita coisa vem sendo feita para evitar que o leitor seja enganado. Já tratamos disso nas newsletters enviadas aos nossos alunos nos dias 24 de fevereiro e 3 de março.

Isso quer dizer que textão do Facebook não é notícia. Nem aqueles sites cheios de propaganda e testes, que atacam políticos sem fontes ou documentos. Nem tudo que chega na sua TL via compartilhamento é notícia verdadeira. Portanto, cuidado!

Quais veículos você deve ler

A melhor solução é procurar veículos de confiança. No Brasil, podemos listar os seguintes jornais: Folha, Estadão, O Globo, Zero Hora, O Tempo, Estado de Minas, Gazeta do Povo, Correio Braziliense, Jornal do Commercio e Valor. Entre as revistas, fique com Veja, Época, Carta Capital e IstoÉ. São empresas tradicionais, com boa cobertura nacional de todos os temas.

Para ajudar, há os veículos que estão somente na internet. Leia o UOL, G1, R7, Me Explica, Nexo, Ponte Jornalismo, Aos Fatos, Agência Lupa, Poder 360 e Agência Pública.

Outra dica importante é ler sites estrangeiros com versões brasileiras, como a BBC e o El País, dois dos melhores veículos de informação do mundo.

Não se preocupe com a ideologia

A leitura de vários veículos vai ajudar você a formar uma opinião, ao ter conhecimento de fatos narrados e apurados por diferentes canais. Esse confronto de ideias lhe dará condições de reunir argumentos de temas polêmicos.

Procure ler pelo menos um deles diariamente, pois isso ajuda a manter seu conhecimento atualizado. E faça uma visita ao site dos outros semanalmente. É importante para agregar visões diferentes.

O aluno 1000 na Redação recebe semenalmente, às sextas-feiras, uma newsletter diretamente no e-mail com uma seleção das notícias mais importantes sobre temas que podem cair no ENEM e vestibulares. Se você já faz parte da nossa rede, não deixe de ler essa seleção. Caso você tenha dúvida sobre alguma notícia, converse com a professora, ela vai ajudar a esclarecer e debater o tema.

E se você ainda não é aluno 1000, o que está esperando? Venha conhecer a 1000 na Redação e se preparar com qualidade para as provas!

Então, está pronto para começar a ler e se preparar com qualidade para as provas do ENEM e dos vestibulares? Estudar atualidades é uma tarefa essencial. Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos!

Série – Importância do estudo de atualidades

  1. Saiba qual é a importância de estudar atualidades
  2. 4 dicas para você estudar atualidades
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s