Dicas para escrever

3 dicas rápidas para você se concentrar e estudar atualidades

Para fechar a série que trata da importância de estudar atualidades para quem vai prestar o ENEM e vestibulares, vamos dar dicas rápidas para que você não se perca no meio de tanta informação.

Já falamos dos motivos pelos quais você deve estudar, com dicas e locais onde procurar notícias importantes e relevantes para o estudo. Agora, é hora de organizar esse material. Vamos lá?

1. Crie listas

As redes sociais são um bom caminho para você obter informação. Porém, não estamos falando de textão nem de sites falsos – já falamos sobre isso. Entrar no Facebook, por exemplo, pode fazer com que você perca tempo demais lendo os posts dos seus amigos ou fazendo um teste. Portanto, a solução é criar listas.

Jogue nas listas as páginas e perfis dos veículos de informação que citamos neste texto. Facebook e Twitter permitem que você crie quantas listas você quiser. Aproveite esse recurso para facilitar sua vida.

2. Favorite os sites enquanto navega

Enquanto navegamos, sempre encontramos um site ou uma página que vale a pena ler com calma. Então, automaticamente, pensamos em salvar no navegador. É uma opção, desde que você saiba onde está salvando. Do contrário, vai criar uma seleção enorme, que dificilmente será acessada novamente.

Se você estiver no navegador, use o Pocket para salvar suas páginas. O aplicativo armazena o link e permite que você leia depois sem anúncios e distrações. Somente o texto vai aparecer para você. O mais legal é que você pode salvar a página com uma tag, para organizar sua vida. Use tags fáceis, como direitos humanos, política social, comportamento, feminismo etc.

Você pode usar no computador ou baixar o aplicativo para o celular. O Pocket funciona na nuvem, ou seja, tudo o que você faz é sincronizado automaticamente.

3. Anote as informações mais importantes

De nada adianta você ler e ler se não tiver em mente que precisa entender e contextualizar o que está acontecendo. A leitura vai ajudar a criar raciocínio, a enxergar as relações e ampliar o seu horizonte de interpretação.

Não deixe de anotar fatos e datas importantes num caderno ou bloco. Escrever à mão ajuda o cérebro a memorizar e reter a informação. Facilita também seu estudo: caso tenha alguma dúvida, vá diretamente ao caderno.

É isso. Gostou dessas dicas? Está preparado para estudar atualidades? A 1000 na Redação apoia você em todo o seu percurso. Se tiver alguma dúvida, converse com a professora. E não esqueça de compartilhar o texto com seus amigos!

Leia a série que trata da importância de estudar atualidades

  1. Saiba qual é a importância de estudar atualidades
  2. 4 dicas para você estudar atualidades
  3. Saiba onde procurar informações para estudar atualidades
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s