Dicas para escrever, Técnicas de redação

Como elaborar a tese na redação do ENEM?

Aqui no blog, temos uma categoria chamada Técnicas de Redação, na qual já falamos sobre planejamento do texto, interpretação dos textos motivadores e argumentação.

Em todos os posts, citamos a TESE como um elemento fundamental da redação, o que só reforça a necessidade de estarmos preparados para escrevê-la com propriedade. Saber elaborar a tese é imprescindível para alcançar uma boa nota.

O que é a tese?

Começando do básico, precisamos entender o que, afinal, é a TESE. Ela é o ponto de partida do seu texto, ou seja, o principal posicionamento crítico que vai determinar o que será dito ao longo da redação e criar sentido para os argumentos.

Se levarmos em consideração que o texto dissertativo-argumentativo é a defesa de um ponto de vista, a tese representa esse ponto de vista a ser defendido. Enfim, ela é a sua opinião diante do questionamento apresentado pelo TEMA.

Perceba que, sem a tese, os argumentos usados ao longo do desenvolvimento perdem a força e o sentido. Eles só ganham valor quando dão sustentação à tese. Sem ela, o texto perde o referencial argumentativo — e você já começa a perder pontos.

Texto sem tese é uma das falhas que mais incomodam os corretores, como afirmou o professor Luciano Ricardo Segura, em entrevista ao Guia do Estudante:

“Como professor, eu não diria que me irrita, mas o que me decepciona é a ausência de tese em uma dissertação. Pois quando produz um texto você deve ter um objetivo; quando faz uma redação no vestibular você está fazendo uma promessa, a promessa de discutir algo. Acho que nada me chateia mais como leitor, e talvez ao corretor do vestibular e do Enem, do que não encontrar isso: significa que o aluno não conseguiu ter feito o que ele queria fazer no vestibular, que é apresentar um debate.”

Luciano Ricardo Segura, professor de redação do Curso Intergraus, em São Paulo

Lembre-se de que, ao corrigir a sua redação, o corretor vai, em primeiro lugar, procurar a tese na introdução. Quando encontrá-la, vai analisar o seu desenvolvimento em contraste com a tese, tentando perceber se você conseguiu dar sustentação à sua ideia central por meio dos argumentos e provas.

Por tudo isso, você já se convenceu da importância desse elemento para o seu texto? Claro que sim, então vamos aprender como elaborar a tese da melhor (e mais fácil) maneira possível.

Como começar?

A primeira questão para elaborar a tese é pensar na resposta imediata ao problema apresentado pelo tema. Pergunte-se:

  1. Qual a minha opinião sobre o que está sendo perguntado pelo tema?
  2. Quais as justificativas que me levam a pensar assim?

A partir dessas respostas, você tem um bom indicativo de como estabelecer a sua tese. Existem dois caminhos possíveis para a sua introdução:

  1. Responder à pergunta de forma mais ampla
  2. Antecipar os argumentos a serem usados no desenvolvimento do seu texto

Vamos ver um exemplo de cada caminho abaixo, em textos que alcançaram a nota 1000 no ENEM:

Em razão de ser um país miscigenado, o Brasil é tido por muitos como uma pátria tolerante com diferentes religiões. A ideia do sincretismo religioso e de um povo pacífico com credos diversos, inclusive, é usada como uma das principais imagens brasileiras no exterior. Porém, embora várias pessoas acreditem nessa situação, a aparente cordialidade esconde a discriminação e os inúmeros casos de intolerância, sobretudo contra praticantes de religiões de matrizes africanas. O primeiro passo para combater esse cenário é reconhecer sua existência no panorama nacional.

O negrito, ao final do trecho, indica a tese. Note que a frase responde ao tema, destacando “Quais os caminhos para o combate à intolerância religiosa?”. Esse é o ponto de partida do texto a ser escrito, explicando que o brasileiro deve se dar conta de que a intolerância é uma realidade no nosso país. A argumentação subsequente terá de responder os porquês dessa tese.

“A violência contra a mulher no Brasil tem apresentado aumentos significativos nas últimas décadas. De acordo com o Mapa da Violência de 2012, o número de mortes por essa causa aumentou em 230% no período de 1980 a 2010. Além da [agressão] física, o balanço de 2014 relatou cerca de 48% de outros tipos de violência contra a mulher, dentre esses a psicológica. Nesse âmbito, pode-se analisar que essa problemática persiste por ter raízes históricas e ideológicas.”

Amanda Carvalho Maia Castro

 A parte em negrito mostra a tese do texto, que responde ao que foi questionado pelo tema: “Por que a violência contra a mulher persiste na sociedade brasileira?”. Ela antecipa os principais argumentos usados no texto — um parágrafo do desenvolvimento foi dedicado às raízes históricas; o outro, às raízes ideológicas. 

Existem técnicas para elaborar a tese?

Em caso de pane, como os “brancos” por nervosismo, ou de dúvida, existem técnicas que podem salvar a tese da sua redação. Separamos, abaixo, as mais práticas:

  1. Artigo + substantivo derivado do tema (palavras-chave)
  • “Um dos caminhos para o combate à intolerância religiosa é …”
  • “A violência contra a mulher persiste porque …”
  • “Os principais efeitos da implantação da Lei Seca são …”
  1. Verbo + partícula se
  • “Sabe-se que …”
  • “Nota-se que …”
  • “Verifica-se que …”
  1. Verbo de ligação + adjetivo predicativo
  • “É inquestionável que …”
  • “É fundamental que …”
  • “É importante que …”

 Quais são as dicas?

1. A tese deve… estar em destaque, preferencialmente, na introdução

É assim que sua redação é corrigida: o corretor vai procurar a sua tese no início do seu texto.

2. A tese deve… ser concisa e precisa

Para a tese, prefira frases curtas e impactantes (concisão e clareza). Preocupe-se em responder ao que foi perguntado pelo tema (assertividade).

3. A tese deve… prescindir de argumentos para torná-la válida

O desenvolvimento do seu texto vai precisar provar que seu ponto de vista faz sentido.

4. A tese deve… ser delimitada (apresentar um recorte)

A seleção de argumentos deve ser feita com base na tese. Escolha aqueles que provam sua ideia central.

Está pronto para elaborar sua tese? Então comece a praticar já a sua redação. Aproveite nossos pacotes de correção para saber como está sua preparação!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s