Dicas para escrever

4 passos para você aprimorar sua preparação para a redação

Se você olhou no calendário recentemente ou é daquelas pessoas que fazem contagem regressiva, já percebeu que o tempo até o ENEM está ficando cada vez mais curto. Estamos a pouco menos de dois meses da prova, e agora é o momento de aprimorar a sua preparação.

O Blog da 1000 vem dando dicas para você melhorar seu texto e praticar a redação com temas possíveis de serem cobrados no ENEM. Os alunos da 1000 na Redação também recebem orientações sobre a preparação e técnicas para escrever um texto que vai encher os olhos da banca.

Mesmo com esse tempo curto, dá para entrar em um ritmo de estudo que vai levar você à tão sonhada nota 1000. Nós selecionamos quatro passos para você aprimorar sua preparação para a redação. Vamos lá?

1. Preste atenção ao noticiário

Este é um ponto essencial da sua preparação. Afinal, os temas de redação do ENEM são montados tendo como base notícias de atualidades, temas que estão em discussão na sociedade.

Por isso, é importante que você fique atento ao noticiário e ao que está acontecendo no Brasil. São esses assuntos que concorrem ao tema da redação. Claro, não há necessidade de ler todo o jornal, clicar em todas as notícias do site. Foque nos assuntos que estão bombando e gerando mais discussões.

Nós ensinamos em um post a montar fichas de atualidades. Esse recurso ajuda a memorizar e a criar relações entre as questões envolvidas na notícia.

2. Monte seu repertório cultural

Outro passo importante na sua preparação. O repertório cultural é o que permite ao aluno a escrever com mais recursos. Não tem jeito, quanto mais você lê, assiste a filmes e documentários, mais capacidade de criar relações e argumentos você terá. Sem contar que seu vocabulário aumenta também.

A redação precisa de informações e conhecimentos que você vem acumulando durante seus anos de estudo, e isso não se restringe às matérias ensinadas em sala de aula. O que vai fazer a diferença do seu texto é unir as técnicas de redação com esse repertório adquirido, de forma articulada.

Dessa forma, você consegue sair do senso comum, escapa de repetir clichês e soluções básicas. Quando você joga elementos da sua formação cultural no texto, sua redação cresce aos olhos do avaliador. O Blog da 1000 tem várias dicas para você aumentar seu repertório cultural.

3. Observe os fatos de forma crítica

Não adianta ler o noticiário, saber o que está acontecendo e repetir as informações que você viu. Sim, é importante saber o que está acontecendo e ter os fatos em mãos.

Mas o aluno nota 1000 precisa analisar os fatos de forma crítica, usar tudo o que aprendeu e formar uma opinião própria. Pense bem, todo mundo pode saber o que aconteceu, mas nem todos vão ter capacidade de observar os fatos de forma crítica e tirar dessa análise uma opinião criativa.

Sua proposta de intervenção, por exemplo, fica mais rica quando você tem capacidade crítica. Você vai olhar o tema proposto com mais critério e não vai repetir chavões na hora de apresentar sua solução.

E como você consegue isso? Bem, os dois itens anteriores são fundamentais: prestar atenção ao noticiário e ampliar o repertório cultural. Outra forma é buscar mais referências sobre o mesmo assunto, para que você tenha condições de analisar cada tema com vários lados. E tem mais um jeito, que está no nosso próximo item.

4. Leia editoriais e artigos de opinião

Editoriais e artigos de opinião são uma ótima forma de ajudar você a entender o que está acontecendo e adquirir argumentos para a formação de sua observação crítica.

Esses textos unem informação com opinião e vão além do que as notícias propagam. São especialistas que escrevem ou jornalistas que pesquisaram muito sobre determinado assunto.

Quando você lê esses textos, começa a formar opinião, de acordo com o que você concorda. É importante para que o aluno assuma uma posição única, sem se levar por opiniões de outros. Essa individualidade é cobrada pelo ENEM, que está interessado no seu posicionamento diante de um fato importante para a sociedade.

O que achou destas dicas para você aprimorar sua preparação para a redação? Gostou? Então, compartilhe com seus amigos que também estão na reta final de estudo para o ENEM!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s