Muitas vezes, a gente acha que encontrou uma expressão bacana para abrir um parágrafo ou para começar a explicar a tese. Só que, sem perceber, acabamos escrevendo palavras batidas, já usadas em demasia e que se tornaram um lugar-comum. Sim, o clichê pode até parecer uma solução, mas o uso vai enfraquecer sua redação.
O ENEM não gosta de clichê. Afinal, uma expressão já usada por tanta gente passa a ideia de que seu texto não tem originalidade — no edital, o Inep alerta para a obrigatoriedade de “indício de autoria”. Por isso, você deve evitar a todo custo o uso desses chavões.
Como substituir e criar um texto criativo e original? A melhor solução é unir algumas práticas: ler bastante, a fim de aumentar seu repertório, consultar um dicionário e treinar. Quanto mais você escrever, mais chances terá não só de identificar o clichê no seu texto, mas também de procurar soluções para ele.
O Blog da 1000 preparou uma lista de 25 clichês que você deve evitar na sua redação. Leia com atenção e guarde na memória. Vamos lá?
- Hoje em dia
- Na atualidade
- Atualmente
- No mundo de hoje
- Desde épocas remotas
- Nos dias de hoje
- Desde os primórdios
- Ultimamente
- A população precisa se conscientizar
- Futuro melhor para as próximas gerações
- Governantes corruptos ou governos corruptos
- Pensar positivo
- A esperança é a última que morre
- A saúde é uma questão muito importante
- Antes de mais nada
- Bater na mesma tecla
- Como se sabe
- Da noite para o dia
- E ainda por cima
- Intimamente ligado
- Para se ter uma ideia
- Reside no fato
- Fonte inesgotável
- Importância vital
- Luz no fim do túnel
Um bom dicionário de sinôminos, leituras de livros e a prática constante da redação são as melhores soluções para você não cair na armadilha do chavão.
O que achou das dicas de clichês que você deve evitar na sua redação? Gostou? Então, compartilhe com seus amigos que também estão na reta final de preparação para o ENEM!