Listas e indicações

8 documentários para entender o sistema prisional brasileiro

O ano começou com várias rebeliões em presídios do Norte e Nordeste. A briga entre facções criminosas, que resultou em mortes e mais uma tentativa de reorganizar os detentos em instalações precárias, escancarou, mais uma vez, a crise do sistema prisional brasileiro.

Presídios inadequados, infraestrutura aquém da necessária para impedir a comunicação externa, falta de pessoal e inteligência defasada são alguns dos elementos que compõem o quadro caótico da carceragem no Brasil.

Como todo problema social, este é um assunto candidato a ser tema de redação no ENEM. No Blog da 1000, tem um post especial sobre isso. Você pode praticar o seu texto com a proposta que preparamos, com uma apresentação sobre o assunto e o material motivador.

Para completar, a gente preparou uma seleção de oito documentários que ajudam a entender o sistema prisional. Por meio deles, você compreende o contexto e enxerga o caminho que leva à situação atual.

Vamos assistir aos documentários?

1. O Prisioneiro da Grade de Ferro

O documentário foi filmado pelos próprios presos do Carandiru. O filme mostra como o sistema falha na ressocialização e como as condições precárias do presídio ferem os direitos dos detentos.

Duração: 122 min

2. Justiça

Aqui, você vê o outro lado do sistema, o Poder Judiciário. Ao observar como um tribunal funciona, é possível perceber os resultados no sistema prisional.

Duração: 104 min

3. O Cárcere e a Rua

Você acompanha a vida de três prisioneiras em uma penitenciária de Porto Alegre.

Duração: 80 min

4. Juízo

Este documentário trata da trajetória de adolescentes e como a lei enxerga esses jovens, todos menores de 18 anos. A maioria é pobre e envolvida com o tráfico.

Duração: 90 min

5. Pelo Direito de Recomeçar

O foco deste documentário é mostrar como é difícil para um preso se ressocializar. Você também vai assistir a propostas para solucionar ou, ao menos, amenizar esse problema.

Duração: 25 min

6. Sem Pena

A vida das prisões brasileiras está no centro deste filme. O diretor mostra os preconceitos e os erros que levam milhares de pessoas para a cadeia.

Duração: 83 min

7. Tortura e Encarceramento em Massa no Brasil

A vida nas prisões dificulta a ressocialização e, por isso, muitos preferem se associar a facções criminosas, já sabendo que o futuro fora das grades não será fácil. Neste filme, você vai ver outro fator que dificulta a vida dos presos e fere seus direitos: a tortura no sistema carcerário.

Duração: 12 min

8. As Mulheres e o Cárcere

O tema deste documentário é o mesmo do item anterior, a tortura dentro das prisões. Mas neste o foco são as mulheres.

Duração: 19 min

Se você ainda não escreveu uma redação sobre o sistema prisional brasileiro, a dica é assistir aos documentários e ir para a página onde está o material motivador. Escreva, treine! Depois, escolha um pacote de correção e envie sua redação para a gente. Vamos corrigir detalhadamente, do mesmo jeito que a banca do ENEM faz. Você recebe uma nota baseada nas suas competências e orientações sobre os pontos que precisa melhorar. Fácil e pratico!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s