Temas de redação

Tema de redação para o ENEM: sistema prisional e segurança pública no Brasil

No início de 2017, uma série de assassinatos cometidos em presídios no Norte e Nordeste do Brasil colocou o sistema prisional em pauta no país. Como qualquer assunto relacionado à segurança pública, é candidato a ser cobrado no ENEM e em vestibulares.

As condições precárias das prisões brasileiras, bem como as violações aos direitos humanos cometidas dentro delas, já foram tema de alertas das Organizações das Nações Unidas (ONU), cobrando providências do Brasil.

Atual presidente do Supremo Tribunal Federal, a ministra Cármen Lúcia também já demonstrou preocupação com os casos e fez visitas a unidades prisionais para vistorias. Por fim, o país enfrenta um processo na Corte Interamericana de Direitos Humanos em decorrência das graves falhas de infraestrutura e tratamento destinados à população encarcerada.

Além dos problemas estruturais enfrentados pelo país, há muitos caminhos possíveis para discutir o tema, como trazer a recente explosão do número de detentos no país (que triplicou desde os anos 2000) e como jovens negros são os maiores alvos do encarceramento, trazendo um viés racial e socioeconômico à tona.

Neste caso, cabe destacar a influência da política de combate ao tráfico de drogas no aumento da população carcerária e de como essa estratégia se mostra ineficiente diante do caos da segurança no Brasil.

A existência de facções que comandam a atividade criminosa dentro e fora das prisões, a exemplo do Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho, também pode ser base para argumentarmos sobre como a negligência e ineficiência estatal para lidar com os presos incentiva o crime organizado.

Importante é saber com profundidade sobre o assunto. Ele ainda não foi tema do ENEM e pode aparecer na edição deste ano. Para saber mais a respeito da problemática, leia os links abaixo. A proposta vem em seguida.

Link 1. Justiça Interamericana monta ‘supercaso’ contra presídios brasileiros

Link 2. Massacre de 56 em prisão de Manaus revela desencontro de autoridades

Link 3. Parecer da ONU de 2015 cita presídio de Manaus: ‘exemplo de descontrole’

Texto 1.

Texto 2.

PROPOSTA DE REDAÇÃO

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “O que os recentes acontecimentos nos presídios revelam sobre a segurança pública no Brasil?”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

*****

Escreveu agora sobre o tema e depois envie para a gente corrigir. Conheça o serviço de correção da 1000 na Redação e receba uma avaliação do seu texto!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s