Temas de redação

Tema de redação para o ENEM: homofobia

O Brasil é o país que mais mata travestis e transexuais no mundo — em média, 1 assassinato dessa natureza é cometido a cada 3 dias. Uma das consequências desse tipo de crime de ódio é a expectativa de vida desses cidadãos: 35 anos, menos da metade da média entre os brasileiros, de 75 anos.

A transfobia é uma das faces do preconceito contra LGBTs (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros). Diante de tantos crimes, percebe-se que a sociedade ainda tem um longo caminho rumo à igualdade de direitos.

A discriminação em decorrência da orientação sexual é um tema social relevante e, como todo tipo de intolerância, é candidato a ser cobrado no ENEM.

Para saber mais a respeito do tema, leia os textos abaixo. A proposta vem em seguida.

Texto 1 — A luta contra a homofobia e os cimes de ódio

Um levantamento anual do GGB (Grupo Gay da Bahia) em notícias de jornais e sites contou 318 assassinatos em 2015 com algum indício de que tenham sido cometidos por “LGBTfobia” ou como resultado da exclusão social em razão da orientação sexual ou identidade de gênero.

Os homicídios registrados representam apenas uma pequena parcela dos crimes que ocorrem contra essa comunidade no Brasil, diz o GGB. No relatório anual, Eduardo Michels, responsável pela compilação dos dados, afirma que “a subnotificação dos crimes é notória, indicando que tais números representam apenas a ponta de um iceberg de violência.

A violência contra LGBT ocorre desde o período escolar, dentro de casa e no convívio com colegas. Ele se prepara para apresentar à Unesco (Organização da ONU para Educação, Ciência e a Cultura), em uma conferência em Paris, dados ainda não divulgados de um estudo realizado em todos os Estados brasileiros, exceto Tocantins, sobre o tema. De 1.016 adolescentes entrevistados, 25% sofreram violência física, e 60% sofreram violência psicológica.

Texto completo: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2016/05/16/A-luta-contra-a-homofobia-e-os-crimes-de-odio

Texto 2 — Brasil é o país que mais mata travestis e transexuais

A crueldade e repercussão da morte de Dandara, gravada em vídeo que circula nas redes sociais, joga luz sobre o combate à transfobia. Em todo o país, grupos LGBT cobram do poder público a aprovação de projetos e políticas sociais que garantam os direitos dessa população marginalizada.

O caso também ganhou visibilidade internacional e atraiu para a periferia de Fortaleza equipes de TV e de jornais dos Estados Unidos e da Europa. A principal das lutas entre os militantes no Brasil é a criminalização da transfobia e da homofobia.

Depois de oito anos em tramitação, o projeto de lei da Câmara dos Deputados (PLC 122/06) que dispõe sobre o tema foi arquivado em 2014, sem conseguir aprovação. O texto define crimes resultantes de discriminação ou preconceito de gênero e orientação sexual e encontra resistência, sobretudo, entre parlamentares da bancada religiosa. “Esse preconceito faz parte das estruturas sociais, marcados pelo machismo e o patriarcado. Até agora não vimos nada, nenhuma medida estruturante que nos reconheça como sujeitos de direito”, afirma o coordenador de projetos do Grupo de Resistência Asa Branca (Grab), Dário Bezerra, um dos mais antigos grupos LGBT do Brasil.

Texto completo: http://www.em.com.br/app/noticia/especiais/dandara/2017/03/09/noticia-especial-dandara,852965/brasil-e-pais-que-mais-mata-travestis-e-transexuais.shtml

Texto 3

* Dados de um levantamento realizado pelo Grupo Gay da Bahia (GGB)

Texto 4 

 

PROPOSTA DE REDAÇÃO

“Com base na leitura dos textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema: “Como combater a homofobia no Brasil?”, apresentando proposta de ação social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista”.

Material extra!

Aqui no blog, já publicamos outros posts sobre o combate à homofobia. Vale a pena ler:

7 filmes e séries para debater a diversidade sexual e o combate à homofobia

. Ficha de atualidades, com argumentos, interdisciplinaridades e propostas de intervenção para o tema homofobia

+++

Já escreveu sobre o tema, mas não sabe se sua redação está boa o suficiente para o ENEM? Conheça agora o serviço de correção da 1000 na Redação!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s