O tema desta quinzena está em evidência no Brasil, sobretudo em função da Reforma da Previdência que tramita no Congresso Nacional. Assim como acontece em países desenvolvidos, caminhamos para um gradativo envelhecimento da população. De acordo com projeções do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 29,7% dos brasileiros terão mais de 60 anos em 2050.
Além da questão previdenciária, há muitas discussões possíveis diante do tema, como o aumento da qualidade de vida nessa faixa etária e o respeito ao idoso na sociedade brasileira. Fazendo um paralelo com países orientais, como o Japão, percebemos o quanto ainda somos desrespeitosos com as pessoas da terceira idade por aqui.
Outro assunto que emerge dessa discussão é o respeito aos direitos dos idosos — trazer o Estatuto do Idoso como interdisciplinaridade pode ser interessante para o seu texto no ENEM.
Imprescindível é estar preparado para escrever sobre o assunto, que ainda não foi tema do ENEM e pode aparecer na edição de 2017. Para saber mais a respeito do tema, leia os links abaixo. A proposta vem em seguida.
Texto 1. A importância do idoso
Texto 2. Editorial – Reforma da Previdência no Limite
Texto 3. Envelhecimento: corrida contra o tempo
Texto 4.

Para o seu texto, leve em consideração as orientações básicas da prova do ENEM:
“Com base na leitura dos textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema, apresentando proposta de ação social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista”.
PROPOSTA DE REDAÇÃO: “Como o Brasil deve lidar com o envelhecimento da população?”
Preparado para escrever? Quer saber como está sua redação? Conheça nosso serviço de correção e saiba quais os pontos em que você está indo bem e quais precisam melhorar!