Sobre a 1000

3 temas de redação para você treinar para o ENEM e vestibulares

Quem é leitor fiel do Blog da 1000 sabe que nossa filosofia para mandar bem na redação é o binômio “técnica + prática”, certo? É por isso que, a cada aula, temos uma parte teórica, com as técnicas certeiras para a produção de um texto impecável, e uma parte de treino de variados temas atuais.

Para quem ainda não é aluno, mas mesmo assim quer praticar, já criamos um serviço de correção on-line (que você pode conhecer aqui). Bem, o que estava faltando são os temas de redação para treinar!

É por isso que agora temos uma novidade: damos início hoje a uma nova categoria do blog, com temas quinzenais abertos a qualquer interessado! Sim, vamos publicar temas de atualidades que podem ser cobrados no ENEM ou em vestibulares de diferentes instituições.

Nos posts, vamos separar alguns links para você se informar sobre o assunto e, se você quiser, poderá comprar o pacote de correção para ter o texto corrigido. Parece ótimo, não acha?

No seu texto, leve em consideração as orientações básicas da prova do ENEM:

“Com base na leitura dos textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema, apresentando proposta de ação social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista”.

Para começar, separamos três temas de uma só vez para você treinar. Vamos lá?

1. Suicídio

Tratado como tabu ao longo da história, o assunto está em voga, motivado sobretudo por duas atualidades: o jogo Baleia Azul, que tem como última etapa o suicídio do participante, e a série “13 Reasons Why”, da Netflix, cuja protagonista tira a própria vida.

A questão é que há, no Brasil, um aumento preocupante no número de suicídios, principalmente entre os jovens. Trata-se de um problema de saúde pública, com causas variadas, sejam elas sociais ou individuais. Para que o tema seja solucionado, o primeiro passo é discuti-lo com profundidade.

Texto 1: Por que cada vez mais jovens tiram a própria vida? 

Texto 2: Por que precisamos falar sobre o suicídio de jovens no Brasil? 

Texto 3: CVV – conheça mais sobre o suicídio 

PROPOSTA DE REDAÇÃO: “Como o Brasil deve lidar com o aumento do suicídio entre os jovens?”

Cena do seriado “13 Reasons Why”, que tem como tema o suicídio

2. Jeitinho brasileiro e corrupção

Em tempos nebulosos para a política no país, um tema recorrente na imprensa e nas conversas cotidianas é a corrupção. Embora todos falem sobre isso,  poucos reconhecem que, na verdade, o comportamento corrupto não é exclusividade da classe política.

A prática que apelidamos de “jeitinho brasileiro” tem tudo a ver com isso, pois são pequenos atos que corriqueiramente infringem as leis e deixam o respeito à ética e a moral de lado. Preocupar-se somente em levar vantagem sob qualquer circunstância é a raiz desse problema.

Texto 1: “Não existe país com governo corrupto e população honesta” 

Texto 2: Cordiais e corruptos  

Texto 3: A corrupção nossa de cada dia

Texto 4:11075237_907883549262615_8436377610377668723_n

PROPOSTA DE REDAÇÃO: “Qual a relação entre o jeitinho brasileiro e a corrupção sistemática no país?”

3. Estatuto do Desarmamento

Atualmente sob revisão no Congresso Nacional, a lei que regula e restringe o uso de armas de fogo no Brasil poderá sofrer mudanças. Estar informado sobre ela é fundamental para que consigamos escrever sobre o tema com propriedade.

Várias alterações já foram feitas nos últimos 14 anos, desde a entrada da lei em vigor, mas há uma proposta que revoga o Estatuto do Desarmamento e o substitui pelo Estatuto de Controle de Armas de Fogo, que apresenta regras mais brandas.

Texto 1: Como é a proposta que tenta revogar o Estatuto do Desarmamento?

Texto 2:  O controle de armas pode salvar vidas?

Texto 3:  Duas visões opostas sobre o desarmamento

PROPOSTA DE REDAÇÃO: “O Estatuto do Desarmamento deve ou não ser revogado?”

Preparado para escrever? Quer saber como está sua redação? Conheça nosso serviço de correção e saiba quais os pontos em que você está indo bem e quais precisam melhorar!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s