Listas e indicações

5 passos para você acelerar o estudo para o ENEM

Estamos a dois meses do ENEM, que neste ano será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro. E muita gente deve estar se perguntando: eu consigo me preparar bem até a prova? Dá para acelerar o estudo?

A gente não vai mentir para você 🙂 O ideal é que seu estudo tivesse começado no início do ano, com um planejamento adequado para não sair correndo de última hora.

E o que é possível fazer agora? Bem, não tem por onde escapar: a saída é estudar e estudar. Por isso, o Blog da 1000 criou um passo a passo para você aplicar AGORA!

A hora é de estudar e fazer sacrifício. Vamos conhecer os passos para você se dar bem no estudo?

1. Estabeleça uma rotina

É importante que você estabeleça como será sua rotina de estudo, para não cair no desespero e atropelar as disciplinas. Começar o dia estudando matemática para cinco minutos depois ficar pensando no tema da redação não vai funcionar.

Então, o período fora do colégio ou do cursinho deve ser bem estruturado. Divida o tempo de acordo com suas necessidades e atividades. E não deixe de respeitar essa rotina que você determinou. Do contrário, não vai adiantar nada se você prometer estudar três horas, mas escapar para se encontrar com seus amigos.

Lembre-se: o único prejudicado será você.

2. Prepare seu local de estudo

Começar a estudar em meio à bagunça não dá certo. Você não encontra seus livros, cadernos, nem caneta e lápis. Então, organize o local onde você vai se preparar.

Tire tudo o que pode distrair. Silencie o celular e desative as notificações de redes sociais. Desligue a música e tire o game do lugar.

A concentração é importantíssima neste momento que antecede o ENEM.

3. Defina suas prioridades

É a hora de você avaliar quais disciplinas são mais difíceis e precisam de mais atenção. Elas vão demandar mais tempo até o dia do ENEM e, portanto, são prioridades no seu estudo.

As matérias mais fáceis podem ter um tempo menor, para revisão e exercícios. Tire as dúvidas restantes com antecedência, não deixe para resolver na véspera.

4. Pratique sempre

Esta etapa é dedicada à redação, que vale 1.000 pontos e pode fazer a diferença entre entrar na universidade dos seus sonhos ou ter que prestar o ENEM novamente em 2018.

A dica da 1000 na Redação é praticar sempre. Estudar atualidades e escrever são dois passos fundamentais para você se dar bem. Aqui no Blog da 1000 tem uma seção dedicada a sugerir temas de redação com todo o material motivador. Dê uma olhada e comece a escrever agora!

Se você precisa aprender a técnica, dê uma olhada no material que tem no nosso blog sobre técnicas de redação.

O curso da 1000 na Redação tem todo o material para quem precisa correr contra o tempo também.

E para você saber se está indo bem com a sua redação, mande seu texto para a gente corrigir. Escolha o seu pacote e a gente analise sua redação com os critérios da banca do ENEM.

5. Cuide da sua saúde

O tempo é curto e você precisa acelerar o estudo. Mas isso não quer dizer que você vai largar o cuidado com sua saúde. De nada adianta entender tudo de física, matemática, português e história e chegar no dia da prova esgotado e sem condições de responder às perguntas.

Por isso, tome alguns cuidados com sua saúde. Fique sempre bem hidratado, coma moderadamente e não abuse de comidas gordurosas.

Além disso, reserve umas horas na semana para praticar alguma atividade física. Pode ser academia, correr no parque, jogar futebol com amigos, nadar, praticar outro esporte, não importa a sua escolha.

Outro ponto importante é deixar um dia da semana para descanso completo. Esse é o dia em que você não vai nem olhar para livros e cadernos. Vai fazer o que quiser! Isso ajuda o cérebro a relaxar e repõe as energias do seu corpo.

E aí, gostou deste passo a passo para acelerar o estudo? Agora, é hora de colocá-lo em prática e se preparar bem para o ENEM. E se você precisar dar um gás na redação, veja o curso da 1000 na Redação. Ele tem todo o material para estudar em casa e praticar — tem até uma aula gratuita com a professora da 1000! Mãos à obra!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s