Temas de redação

Tema de redação para o ENEM: movimento antivacina

O Brasil apresenta um dos melhores programas de imunização do mundo, mas o número de pais que levam os filhos para tomar vacina e o de adultos que recorrem às doses não tem atingido as metas do Ministério da Saúde. Parte dessa realidade pode ser explicada pelo aumento do movimento antivacina no Brasil. Embora este seja um assunto ainda pouco discutido na imprensa, ele pode ser candidato a cair no ENEM, dada sua gravidade.

Surgido após a publicação de um estudo falso publicado pelo médico inglês Andrew Wakefield, que relacionava a vacinação ao desenvolvimento de autismo nas crianças, o movimento de pessoas contrárias à imunização ganhou o adeptos mundo afora. Hoje, mesmo com o repúdio da comunidade científica internacional a essas ideias, há grupos dedicados à disseminação delas por meio das redes sociais, principalmente, no Facebook.

Foto: Adenilson Nunes | Agecom

Uma interdisciplinaridade sempre interessante para a discussão desse assunto é a Revolta da Vacina, evento histórico ocorrido no Rio de Janeiro no início do século 20. A diferença entre o passado e o presente é o acesso à informação: enquanto a revolta fluminense aconteceu influenciada pela falta de informações, hoje, o problema talvez seja o excesso delas.

Importante destacar que, mais do que ser uma questão de escolha pessoal, a recusa à vacinação se trata de um assunto de saúde pública. Afinal, os riscos não são apenas individuais, mas coletivos. Prova disso são os surtos de doenças como sarampo e coqueluche nos Estados Unidos e países da Europa. Depois do desenvolvimento das vacinas, essas doenças mantiveram-se sob controle, mas, com a não imunização de um grande contingente de pessoas, elas voltaram a circular e fazer vítimas.

Enfim, como se pode perceber, o assunto passa pela desinformação e circulação de boatos pelas redes sociais e traz sérias consequências. É importante saber escrever sobre isso e estar informado. Para saber mais sobre essa questão, acesse os links abaixo. A proposta de redação vem em seguida.

Link 1.Grupos contrários à vacinação avançam no país. Movimento preocupa Ministério da Saúde.  

Link 2. Movimento antivacina gera surto de doenças nos EUA

Link 3. Nova Revolta da Vacina 

Link 4.Mãe desabafa contra movimento antivacina

PROPOSTA DE REDAÇÃO

“Com base na leitura dos textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema: “Movimento antivacina: escolha individual ou risco à saúde pública?”, apresentando proposta de ação social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista”.

*****

Escreva agora sobre o tema e depois envie para a gente corrigir. Conheça o serviço de correção da 1000 na Redação e receba uma avaliação do seu texto!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s