Dicas para escrever

7 passos para você se dar bem na redação

Quem está estudando para os vestibulares e o ENEM sabe: para se dar bem na redação é preciso aprender técnicas para aplicar ao seu texto. Além disso, você deve prestar atenção em outros pontos importantes que não são ensinados em sala de aula.

A 1000 na Redação ensina todas as técnicas para você escrever bem e de acordo com os manuais dos candidatos. E, também, damos as dicas necessárias para que você se prepare bem para a hora de escrever.

Fizemos uma lista de 7 passos para você se dar bem na redação. Vamos ver quais são?

1. Mantenha-se bem informado

Escrever qualquer um dos gêneros cobrados em vestibulares e no ENEM exige uma ótima compreensão do fatos que acontecem no Brasil e no mundo. Os temas normalmente são relacionados a algum acontecimento e, se você não se informou ao longo do ano, vai ter problemas na hora de escrever a redação.

O aluno da 1000 recebe semanalmente uma newsletter com uma seleção das principais notícias e de artigos que tratam de temas que são cobrados nas provas.

Além disso, o Blog da 1000 publicou uma série de posts que reforçam a importância de estudar atualidades.

2. Atente-se ao que pede o manual do candidato

Este ponto é importante. Se você não ler e compreender o que o manual do candidato diz sobre a redação, pode perder pontos preciosos.

Leia com atenção as orientações do manual e se prepare de acordo com essas diretrizes. Do contrário, você pode até perder tempo treinando alguma coisa que não vai ser cobrada.

Veja quais são as formatações exigidas para os diversos gêneros. Você precisa assinar e datar? Como? A redação precisa ter título? Você pode parafrasear o enunciado e os textos motivadores?

Na 1000 na Redação, o aluno tira todas as dúvidas sobre as regras das redações e recebe orientações para não comerter erros.

3. Treine muito; escrever é um exercício objetivo

Se você acha que vai chegar à prova e esperar a inspiração chegar para escrever a redação, pode desistir.  Certamente, vai perder um tempo precioso no dia e ficar nervoso.

Escrever uma redação exige treino, muito treino. Somente assim você aprende as técnicas e se sente mais seguro para tratar do tema cobrado. Além disso, escrever permite que você coloque em prática o que você está aprendendo e analise se está bem informado.

Por isso, se você for aluno da 1000, observe bem os comentários das correções das suas redações.

4. Preste atenção à norma culta da língua

Esse é um dos itens cobrados pelos vestibulares e ENEM. A redação deve respeitar as regras gramaticais e ortográficas da língua portuguesa. Evite usar gírias, portanto.

Uma dica para você não cometer erros de português é ler bastante: jornais, revistas e, principalmente, livros. Além, é claro, de prestar atenção nas aulas de língua.

Assim, enquanto você está treinando bastante, vai perceber em que está errando e poderá estudar para corrigir suas falhas.

O Blog da 1000 listou dicionários on-line que ajudam você a escrever corretamente.

5. Defenda sua posição no texto

Não fique em cima do muro. A redação, principalmente a do gênero dissertativo-argumentativo, pede uma proposta de intervenção, ou seja, o aluno precisa apresentar fatos e concluir com apresentação de soluções.

Se você não deixar claro quais são suas posições, pode perder pontos. E quer saber como você vai ter segurança para defender uma posição? Só tem uma resposta certa: lendo atualidades.

6. Use e abuse do rascunho

Ele está lá para isso, para você rascunhar sua redação. É nessa folha que você deve organizar suas ideias, estruturar o texto e escrever a primeira versão. Planejamento é a palavra de ordem!

Leia e releia com calma o rascunho. Quando você for passar a limpor, estará mais seguro com o que escreveu. Na hora de calcular o tempo para cada tarefa, considere todas essas etapas: escrever o rascunho e passar a limpo.

7. Tome cuidado com frases e parágrafos longos

Dica da 1000: frases e parágrafos longos levam você a cometer erros. Quanto mais longo, mais pontuação o trecho irá precisar. Mesmo quem domina a língua pode colocar uma vírgula no lugar errado!

Além disso, frases e parágrafos longos exigem um encadeamento de ideias que pode tomar muito tempo no dia da prova. Sem contar que a objetividade também é deixada de lado com trechos extensos.

Gostou das dicas para você se dar bem na redação? A 1000 na Redação ensina tudo isso detalhadamente aos seus alunos. E você está esperando o quê? Venha conhecer nosso curso!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s