Tirar 1.000 na redação exige um texto impecável, sem graves erros de português, gramática correta e bons argumentos.
Já explicamos na série de posts sobre estudar atualidades como você deve ficar atento a esse tema.
Agora, para escrever o português de acordo com a norma culta, você precisa ter sempre ao seu lado dicionários e gramáticas. Por isso, selecionamos três dicionários on-line e gratuitos que vão facilitar seu estudo e sua prática de redação.
Vamos conhecê-los?
1. Michaelis
Um dos dicionários mais populares. Tem mais de 167 mil verbetes e um espaço para tirar dúvidas sobre gramática, as regras do Acordo Ortográfico, crase e outras questões da língua. O Michaelis é ótimo para uma pesquisa rápida.
2. VOLP
O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa não é exatamente um dicionário. Nele, você consulta a grafia correta de uma palavra. Ajuda muito naquele momento em que você tem dúvida sobre uma regra do Acordo Ortográfico, por exemplo. O VOLP deve ser usado regularmente.
3. Caldas Aulete
São mais de 800 mil verbetes. O dicionário digital tem uma seção de gramática básica, que ajuda na hora de tirar uma dúvida, e o Dicionário Analógico, um recurso muito bacana para quem está treinando redação. Você digita um verbete e o dicionário fornece uma série de palavras relacionadas e sinônimos. Isso ajuda você a construir sua redação com termos que compõem sua ideia. O Caldas Aulete deve estar nos seus favoritos.
Gostou das dicas? Então, salve no seu computador e use os dicionários on-line na prática de suas redações. E não esqueça de compartilhar com seus amigos!