Listas e indicações

6 documentários para você assistir no YouTube

Estudar para o ENEM e os vestibulares também passa por se informar das atualidades por diversos canais. Além de jornais, revistas e sites, um modo interessante de se aprofundar em temas relevantes para as provas é assistir a documentários.

Recentemente, fizemos um post com uma lista de 10 documentários para você assistir na Netflix, que tratam de assuntos importantes, como violência contra a mulher, preconceito, inserção social e legalização das drogas.

Agora, preparamos para você uma lista de seis documentários que estão disponíveis na íntegra no YouTube. Da mesma forma, eles tratam de questões que o ENEM e os vestibulares costumam cobrar. Além disso, ajudam você a formar opinião, importante para o estudo de redação.

Vamos assistir?

1. Estamira

Estamira é uma mulher que vive em um lixão do Rio de Janeiro. Com problemas mentais, ela costuma falar sobre problemas sociais e como o destino do lixo acarreta problemas sociais. Também reflete sobre as condições miseráveis em que vive. Para assistir, clique aqui.

  • Temas relacionados: desigualdade social, preconceito
Estamira, a mulher retratada no documentário homônimo

2. Garapa

Filme dirigido por José Padilha, de “Tropa de Elite”, este documentário acompanha a vida de três famílias no Nordeste em meio à seca e à escassez de comida – a ONU classifica essa situação de “risco nutricional”. Lançado em 2009, retratava um cenário em que o Bolsa Família era a única fonte de renda para essas famílias, depois do fracasso do programa Fome Zero. Para assistir, clique aqui.

  • Temas relacionados: fome, miséria, assistencialismo

3. Lixo Extraordinário

Este documentário foi indicado ao Oscar em 2011. O filme acompanha o artista plástico Vik Muniz num aterro na periferia do Rio de Janeiro. Ele pretendia fotografar os catadores de recicláveis, mas o trabalho se desenvolveu em outro rumo. Os personagens começaram a reimaginar suas vidas fora do trabalho no lixão. Para assistir, clique aqui.

  • Temas relacionados: desigualdade social, preconceito, inserção

4. Rio de Lama

A maior tragédia ambiental brasileira é retratada neste documentário de curta-metragem – pouco mais de 9 minutos de duração. O filme acompanha os sobreviventes do rompimento da barragem da Samarco, em Mariana (MG), e revela o que restou da vila de Bento Rodrigues. Para assistir, clique aqui. Há uma versão em 360 graus, disponível para assistir no celular. Basta baixar na AppStore e Google Play.

  • Temas relacionados: meio ambiente, desastre ecológico

5. Alimentos S.A. (Food, Inc)

O documentário acompanha a cadeia de produção de alimentos nos Estados Unidos, mostrando como a agropecuária trata o meio ambiente e os animais. Para completar, investiga como os órgãos fiscalizadores fracassam em impedir que alimentos perigosos cheguem até o consumidor. Para assistir, clique aqui.

  • Temas relacionados: alimentação, agropecuária, manipulação alimentar

6. Muito Além do Peso

Com base numa pesquisa que mostra que um terço das crianças brasileiras está acima do peso, o documentário investiga, por meio de histórias reais, como a obesidade está comprometendo o futuro de uma geração inteira. Para assistir, clique aqui.

  • Temas relacionadas: obesidade, saúde pública, alimentação
Cena do documentário “Muito Além do Peso”

Gostou das nossas dicas? Então, aproveite para estudar e se informar com qualidade! E não esqueça de compartilhar com seus amigos!

Para saber mais sobre atualidades

Fizemos uma série de textos sobre a importância de estudar atualidades e como o aluno deve se preparar para esse tema. São quatro posts, que podem ser lidos na tag estudar atualidades.

Uma boa preparação para a redação passa por um entendimento amplo das atualidades. Não deixe para a última hora, comece desde já a estudar!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s