Dicas para escrever, Sobre a 1000, Técnicas de redação

A grande lição do tema do ENEM 2017

O Inep não está de brincadeira. Como vimos no tema da redação de 2017, “desafios da formação educacional de surdos no Brasil”, a prova exige cada vez mais de seus concorrentes.

O problema, para boa parte dos candidatos, é que eles apostam em uma “fórmula mágica”, pré-fabricada, que não vale para temas que nos pegam de surpresa. Então, ficamos com a pergunta: como fazer uma boa redação para o ENEM?

licao-enem

Independentemente de qual for o tema cobrado, a preparação ideal envolve dois pontos, que não cansamos de repetir aqui na 1000 na Redação: técnica e prática. A técnica é aquilo que você pode aprender nas aulas, ou com a leitura de bons livros voltados à escrita (usamos ótimos títulos por aqui!), bem como o manual do Inep, o que nos dá uma boa base para trabalharmos.

Essa é a parte que vai garantir a estrutura do seu texto, com cada parágrafo bem construído e bem conectado ao conjunto. Também é por meio da técnica correta que a redação assume o caráter de unidade e de legibilidade ideal: todos os elementos trabalhando juntos, para que a defesa de seu ponto de vista seja inquestionável e impressione seu corretor.

Já a prática traz outras vantagens. A primeira delas é a rapidez de escrita e de raciocínio. O bom hábito de pensar, planejar e escrever (pelo menos) uma redação semanal com temas de atualidade deixa essa tarefa cada vez mais fácil e produtiva. Faça o teste: garanto que você não vai se arrepender.

Além disso, por meio do treino, é possível adquirir mais conhecimentos e ampliar o repertório intelectual – tanto de argumentos quanto de bagagem sócio-cultural. Isso é tudo o que você vai precisar para o conteúdo da sua redação, pois são conhecimentos indispensáveis para a profundidade do seu texto.

Nossa preparação, por ser individual, consegue equilibrar as necessidades técnicas e práticas de cada aluno. Aqui, trabalhamos, ao mesmo tempo, forma e conteúdo, em busca dos melhores resultados. E mesmo em um ano como 2017, com um tema difícil e inesperado, nossos alunos conseguiram se dar muito bem na redação.

Viu que não tem segredo para quem é bem orientado?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s