Em tempos nebulosos para a política no país, um tema recorrente na imprensa e nas conversas cotidianas é a corrupção. Embora todos falem sobre isso, poucos reconhecem que, na verdade, o comportamento corrupto não é exclusividade da classe política.
A prática que apelidamos de “jeitinho brasileiro” tem tudo a ver com isso, pois são pequenos atos que corriqueiramente infringem as leis e deixam o respeito à ética e a moral de lado. Preocupar-se somente em levar vantagem sob qualquer circunstância é a raiz desse problema.
Texto 1: “Não existe país com governo corrupto e população honesta”
Texto 2: Cordiais e corruptos
Texto 3: A corrupção nossa de cada dia
Texto 4:
PROPOSTA DE REDAÇÃO:
“Com base na leitura dos textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema “Qual a relação entre o jeitinho brasileiro e a corrupção sistemática no país?”, apresentando proposta de ação social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista”.
Preparado para escrever? Quer saber como está sua redação? Conheça nosso serviço de correção e saiba quais os pontos em que você está indo bem e quais precisam melhorar!