No dia 17 de agosto, foram lembrados os 30 anos da morte do poeta Carlos Drummond de Andrade. Ele é um dos autores mais citados em provas de vestibulares e do ENEM, por isso, deve ser estudado com carinho.
Quer uma prova disso? Veja este dado: em 15 anos de ENEM, Drummond apareceu em 16 questões.
Para ajudar você no estudo do poeta, separamos 5 links que valem a leitura para entender a obra de Drummond. Essas matérias tratam não apenas dos versos, mas também da vida do escritor mineiro.
1. Para lembrar de Drummond
Este texto conta a história resumida de Drummond, chamado de “poeta de sete faces”. O material mostra também o trabalho que ele desenvolveu como jornalista. É um resgate importante para compreender sua obra.
2. Para ler tudo sobre ele
30 anos sem Drummond: este hotsite tem tudo o que você precisa saber do poeta, em vídeos, mapas, textos, entrevistas e análises.
3. Para entender o poeta
Drummond ainda é fundamental. Professores e poetas analisam a obra do mineiro.
4. Para continuar a ler o mineiro
Diários de Drummond serão publicados após 30 anos da sua morte.
5. Para mergulhar no universo drummondiano
Este link tem um especial que merece ser lido, ouvido e visto por inteiro. Tem quiz também, além de curiosidades e histórias da sua Itabira.

O ENEM não tem lista de livros, mas a 1000 na Redação indica três títulos: “A Rosa do Povo” e “Sentimento do Mundo” são livros essenciais da obra do poeta. Além deles, vale ler e ter a “Antologia Poética”, uma seleção de seus melhores poemas e que introduz o aluno no universo de seus versos.
Gostou das dicas sobre Carlos Drummond de Andrade, nesta semana em que são lembrados os 30 anos de sua morte? Então compartilhe com seus amigos!