Acompanhando as transformações do vestibular, a Universidade Federal de Uberlândia promoveu uma mudança considerável na prova de redação em 2017. Dos sete gêneros cobrados até 2016, restaram três: texto de opinião, carta argumentativa e relato.
A maior novidade, porém, é que a UFU também irá cobrar redação do gênero dissertivo-argumentativo, nos moldes do ENEM. O aluno, então, deverá estudar quatro tipos diferentes de texto para o vestibular de junho.
O blog da 1000 na Redação já falou sobre a primeira mudança do vestibular, que definiu as datas das provas e a exigência da redação para todos os candidatos.
A Diretoria de Processos Seletivos da UFU informou que a prova irá propor um tema, com seus textos motivadores, e dois gêneros para a escolha do candidato. A redação deverá ter entre 25 e 34 linhas, obrigatoriamente.
Como será o critério de avaliação?
A UFU divide a correção em dois módulos.
No primeiro, são avaliadas questões referentes à formatação do textos. São estes os critérios
- Apresentação do texto. O aluno deve prestar atenção às margens, caligrafia, paragrafação e rasuras. O recomendável é não errar, mas, caso você precise corrigir, a UFU recomenta que o aluno risque a palavra ou o trecho e reescreva. Lembre-se: você não pode usar corretivo.
- Adequação ao gênero escolhido. Não fuja das características do tipo de texto que você preferiu, ou perderá pontos. Dessa forma, carta argumentativa e opinião devem ser redigidas na primeira pessoa do singular e finalizadas com uma assinatura fictícia. Já o relato deve conter elementos obrigatórios, como personagens, local, tempo e enredo. A dissertação deve ser escrita na terceira pessoa do singular, sem assinatura.
- Atendimento ao tema proposto. Neste critério, a banca irá analisar se você conseguiu escrever sobre a proposta de redação. Serão analisadas a abordagem, progressão do texto e capacidade de compreender, resolver e argumentar.
- Coesão. Resumidamente, seu texto deverá ter lógica e estar bem encadeado. Preste atenção aos conectivos, fundamentais para ter um texto coeso
O segundo critério foca questões relacionadas à língua. Serão avaliados:
- Grafia e acentuação
- Pontuação
- Uso dos pronomes
- Concordância verbal-nominal
- Regência verbal-nominal
- Vocabulário
Neste último item, valem algumas recomendações. Não é necessário escrever um texto como se tivesse um dicionário de sinônimos na mão, buscando palavras difíceis e pouco conhecidas. Escreve de maneira simples e compreensiva, use as palavras corretamente. Evite gírias, estrangeirismos, neologismos e regionalismos.

E agora?
Agora, é hora de estudar e se preparar para o vestibular da UFU. As mudanças da prova de redação reforçam a importância que a universidade dá a essa avaliação.
A 1000 na Redação está pronta para ajudar você neste desafio. Temos módulos preparados para os gêneros cobrados na UFU, além da dissertação, já incorporada nas aulas para o ENEM.
Portanto, não perca tempo! Venha fazer sua matrícula e se preparar bem para a redação do vestibular da UFU! Entre em contato conosco!